Entrevista Respiração Holotrópica com Silvana Schwertz-  25.09.2009

Silvana Schwertz é psicóloga clínica e trabalha desde 1994 dentro da Abordagem Transpessoal da Consciência. É facilitadora formada em Psicologia Transpessoal e Respiração Holotrópica pelo GTT - GROF TRANSPERSONAL TRAINING (EUA). Facilita oficinas vivenciais de Respiração Holotrópica individuais e em grupo, no Brasil e exterior.

 O Caminhante Branco
1- O que é a Respiração Holotrópica?


Silvana Schwertz – O termo Holotrópica vem do grego
Holos = Todo e trepein = rumo a.  É uma experiência em estado ampliado de consciência que permite vivenciar de forma mais profunda o próprio Ser. O método utilizado na Respiração Holotrópica combina respiração mais rápida e profunda que a habitual, música evocativa, trabalho corporal e arte, permitindo que a pessoa amplie sua consciência e se conecte à sabedoria e à capacidade de cura próprias de seu corpo e psiquismo. Foi criada pelo psiquiatra tcheco Stanislav Grof e sua esposa Christina Grof em 1976. Na história da Humanidade, os estados ampliados de consciência sempre representaram experiências importantes de cura, sabedoria e comunicação com o transcendente, como conceitos interligados. Sempre foram vivências altamente estimadas e reconhecidas, com exceção de nossa cultura moderna industrial e sua forma paradigmática materialista de compreensão da realidade. 

 O Caminhante Branco
2- Ouvi falar que poderíamos fazer através da respiração um retorno as experiências pessoais chegando até a intra uterina, isso é verdade? Como funciona este processo?

Silvana Schwertz –  A respiração permite acesso a uma infinitude de experiências da Consciência, categorizadas em quatro Níveis. São eles o Nível Sensorial, Nível Biográfico, Nível Perinatal e Nível Transpessoal.
O nível Sensorial esta ligado a experiências ligadas aos sentidos físicos. O Nível Biográfico às experiências de vida desde o nascimento até aquele momento. O Nível Perinatal compreende as experiências que vão desde nossa concepção, vida intra-uterina e parto. E finalmente o Nível Transpessoal, que pode compreender tudo o que foi vivido no Universo desde sua criação, experiências não relacionadas à nossa identidade de ego e com diferentes percepções espaço-temporais. Um dos conceitos mais importantes dentro da RH é o de Curador Interno, que é uma instância de sabedoria inata ao nosso psiquismo que seleciona e traz à tona qual o tipo de experiência que necessitamos em determinado momento. É ativado pela ampliação da consciência, quando em contexto e propósito adequado. 
 

 O Caminhante Branco
3- Qual a relação da RH com o xamanismo? 

 
Silvana Schwertz –  A relação passa pelo fato de que o Xamanismo, ou tradições nativas ancestrais do mundo, propunham a busca da cura para as doenças dentro de cada um, em jornadas em estado ampliado de consciência, assim como faz a Respiração Holotrópica. Esta ampliação se dava por uma ampla variedade de ferramentas, além da respiração, como danças, cantos, sons, meditações, yoga, substâncias originárias de plantas e animais, ritos, arte e religiosidade. 
 
 O Caminhante Branco
4- Qual a importância da Quarta força nos dias de hoje?

Silvana Schwertz –  Bem, a Quarta Força é um nome carinhoso para a Psicologia Transpessoal, porque ela vem integrar os conhecimentos das correntes anteriores (Psicanálise, Cognitivismo e Humanismo) agregando a estas o conceito da dimensão transcendente de nosso psiquismo, a espiritualidade como realidade do Ser, a conexão íntima entre nossa consciência individual e o Todo. De alguma maneira a Psicologia Transpessoal está integrando pesquisas recentes da Psicologia com novas teorias da Física, e também com escolas herméticas e tradições antigas filosóficas e espirituais do mundo. 


 

 O Caminhante Branco
5- Que tipo de cura a Respi
ração Holotrópica pode proporcionar?

Silvana Schwertz – Pode produzir alívio de sintomas físicos e emocionais, desbloqueios da nossa energia sutil gerados por traumas físicos ou emocionais, bem como insights profundos sobre o Si - mesmo e o Todo, e as relações interpessoais. Vivenciar nossa conexão com o Grande Mistério também integra a questão existencial, os sentidos de vida e morte, a compreensão dos ciclos de Morte e Renascimento que propõe a existência.
 
O Caminhante Branco
6- Como conheceu e quando ini
ciou seu trabalho na RH?

Silvana Schwertz – Conheci a Respiração Holotrópica no ano 2000, através de uma facilitadora argentina que estava realizando um workshop em Porto Alegre. A experiência foi muito significativa e impactante para mim, e dois meses depois, estava iniciando a formação com Stan Grof nas serras cordobesas, na Argentina.
 
O Caminhante Branco
7- A RH pode influenciar na personalidade?

Silvana Schwertz – A experiência da RH resulta com certeza em um melhor funcionamento de todos os aspectos do ser, para além da cura ou alívio de sintomas. É uma conexão mais profunda com a Essência e isto gera uma postura de maior aceitação de si mesmo e dos movimentos da vida. O sujeito reconhece e vivencia a relação entre sua realidade interior e exterior, tornando-se mais ativo e consciente de seu poder,como autor de sua própria história.

 O Caminhante Branco

8- Os insights na RH, giram em torno das experiências espirituais, filosóficas ou metafísicas?
Silvana Schwertz –
Este nível que você esta referindo é o Nível Transpessoal, mas a experiência da RH pode compreender também os outros níveis(Sensorial, Biográfico e Perinatal), não havendo um valor hierárquico entre eles, no sentido de um tipo de experiência ser mais importante ou significativa que de outro nível. Numa mesma experiência o indivíduo pode transitar por um ou mais níveis, aleatoriamente.
 
 O Caminhante Branco
9- Como foi sua experiência com Stan Grof?

Silvana Schwertz – Conhecer Stan e estudar com ele foi uma experiência que agradeço e honro muito. Ele é uma pessoa muito afetiva e espirituosa, uma presença marcante. Tem um tipo físico enorme e uma voz bem grave, que ecoa nos ambientes onde fala. Já o tive como facilitador em sessões de RH, e ele apesar da avençada idade, 78 nesta data,  segue trabalhando com muita disposição, especialmente em livros e artigos publicados em vários idiomas ao redor do mundo.

http://www.holotropica.com.br


                                                                     

                                                                                    ENTREVISTA YOGA E  ORIENTE  COM  GISELE DE MENEZES

Sou terapeuta do ser humano e atuo profissionalmente na área holística há 11 anos como terapeuta naturista (CMC – 418929-9/SC). Desde 2005 facilito o curso de Massagem Indiana que criei com a técnica da tradicional Yoga Massagem Ayurvédica da mestra Kusum Modak e o auxilio da fisioterapeuta Sandra Couto Nunes – crefito/10-34.986-f , onde mesclo os conhecimentos adquiridos com a prática de milhares de horas de trabalho.

Formação em Massagem Ayurvédica (Reg. FEPLAM nº 0401/98 – 195017/RS)

Usui System of Reiki nível I – 99

Training/Formação em Massagens Bioenergéticas – Multiversidade – 2002 – massagem dos 4 elementos, leitura corporal, healing (cura tibetana).

Iniciada em 2003 em conhecimentos ancestrais pelo xamã siberiano Severni Olenj.

Iniciação em "Magia de Cleópatra" e "Tarot Egípcio" pela xamã siberiana Rassamaha da Escola Esotérica Russa Golden Altay.

Reiki Xamânico I e II – 05

Iniciação em meditação Vipassana em Dharamshala – Índia, maio/2007.

Curso de introdução à ancestral medicina Ayurveda, Had Massage e Massagem da Energia Espiritual em Varanasi – Índia, com dr. Virendra Kumar em junho/2007.

Peregrinação pela Índia e Nepal durante seis meses em 2007, convivendo com a cultura do oriente.

Formação em Vinyasa Flow – Yoga – 2008.

Cursando Formação em Iyengar Yoga com Pedro Pessoa.

Cursando Formação de Terapeuta Ayurvédico com Dr. Ruguê na escola Yoga Brahma Vidyalaya e professor David Frawley no American Institute of Vedic Studies dos Estads Unidos.

Entrevista 14.04.2010

El Caminante Blanco

 1-Quando e como iniciou seu caminho no Yoga? E quais os seus benefícios?

 Gisele de Menezes-

Yoga é uma senda muito abrangente e se divide em várias práticas desde limpezas, condutas, moderações até meditações. Quando estamos trilhando nossa vida em Harmonia com todos os seres vivos, incluindo o Planeta Terra, estamos praticando Yoga, Quando estamos respirando de forma consciente, estamos praticando Yoga. Quando estamos fazendo algo sem esperar os resultados, estamos praticando Yoga. Enfim, é difícil precisar quando inicia o Yoga na vida de alguém. Quando estamos conscientes de que estamos aqui para evoluir e por isso é necessário o autoconhecimento, este pode ser o momento inicial. Para mim, tudo começou quando me desfiz da televisão em 1999.

 Quanto aos benefícios do Yoga, estes são naturalmente correspondentes a todas as ações. Se as ações, seja para você ou para o todo, são amparadas na não violência, na verdade, no desapego, na moderação e na boa convivência, o resultado que estas ações lhe trarão será a plena Saúde, Harmonia e Paz.

 El Caminante Blanco

 2- Poderia nos falar sobre massagem ayurvédica?

 Gisele de Menezes-

 Este é meu ofício, foi o que mais fiz nos últimos 11 anos. Mais de dez mil horas de massagem me deram a maioria dos contatos que tenho hoje, as melhores respirações profundas, muitos grupos de curso de massagem com vivências transformadoras e, acho que esta prática foi o elo com minha viagem a Índia.

 Aqui um link no yotube para um vídeo de 6 minutos da massagem que faço, foi um programa que gravei para a RBS/SC

  El Caminante Blanco

 3-Qual a diferença do Yoga aplicada no Brasil e das raízes do seu aprendizado na India?

 Gisele de Menezes-

 O Yoga é muito ancestral. Para responder a esta pergunta adequadamente, eu teria que conhecer todos os Yogas praticados no Brasil. Porém, aqui ou em qualquer terra que não seja a terra Mãe do Yoga, a meu ver, falta o "estar íntegro". Por exemplo, você vai encontrar praticantes de Yoga que não são vegetarianos, ou ainda praticantes apegados a um título ou até ao modismo que cresce por aqui, e Yoga não é nada disso.

 El Caminante Blanco

 4- O yoga pode proporcionar uma qualidade de vida através de, corpo,mente e espírito, como funcionam estes processos no yoga?

 Gisele de Menezes-

 Yoga é isso, é união, a própria palavra da raiz yug – unir, se refere a esta integração do corpo, com a mente e o espírito. Yoga é a ciência que experimenta, constata e liberta. Nos Vedas, conhecimento ancestral da vida, onde o Yoga está impresso como um caminho, o conhecimento vem do invisível para o visível, ou seja, o sutil, a anatomia esotérica que vem antes do físico, da manifestação. Assim, na filosofia do Yoga, o invisível é valorizado, esta é a parte espiritual. Não tem como você harmonizar um corpo ou até uma mente, se não compreender a existência do eterno e imutável.

 El Caminante Blanco

 5- Em breve seu livro estará sendo lançado no Brasil, o que pretendes relatar neste livro? Qual o nome do seu livro?

 Gisele de Menezes-

 O livro é um relato de parte da viagem a Índia. Relato os ensinamentos que recebi e um grande ncontro que tive por lá. O nome é Uma Viagem no Tempo, Uma Expedição no Espaço – outra Índia, outro Jesus.

O livro está em fase final, deve ser lançado até a metade do ano.

El Caminante Blanco

6-Como foi sua viagem pelo oriente?que cidades te chamaram mais atenção nas suas passagens? Dharamshala? Shamballa?

Gisele de Menezes- 

Foram tantas experiências nos seis meses de viagem que escrevi um livro de 200 páginas contando meia viagem, as cidades tem cada uma a sua peculiaridade. Leh, Lamayuru e Srinagar, são cidades entre as cadeias de montanhas Karakoram e Himalayas, são ancestrais e muito pitorescas. Varanasi é sagrada, culturalmente rica e chocante e Kathmandu no Nepal, parece uma grande festa, é difícil escolher uma. Lenbrei que Agra, com o monumental Taj Mahal, é uma visão inesquecível.

El Caminante Blanco

7-Qual o fato que te chamou mais atenção nesta viagem que fizeste ao oriente

Gisele de Menezes-  

O  túmulo e a história de Jesus Cristo por lá. Jesus foi um grande Yogue, ou eu diria, O Xamã dos xamãs.

El Caminante Blanco

8-Qual a leitura que poderia recomendar, que achas importante para conhecimento sobre o oriente e yoga?

Gisele de Menezes- 

A Autobiografia de um Iogue - de Paramahansa Yogananda, Vida e Ensinamento dos Mestres do Extremo Oriente – Baird T. Spalding e o meu.

Fico muito grata pela oportunidade de participar de  seu site / portal  gostaria de deixar meu blog  como link,vocês podem encontrar mais sobre a viagem e ensinamentos que recebi.

Que a Paz esteja com todos!

Gisele