Cerimônias de cura - cerimônias de cura Navajo são usadas para lidar com as incertezas e os perigos que ocorrem no universo. Eles normalmente são realizados para trazer os poderes perigosos sob controle e para restaurar ou espiritual desequilíbrios físicos em um indivíduo. Estas cerimônias de cura, que pode durar até nove dias, deve ser realizado em um hogan por uma pessoa treinada especialmente medicina. A pessoa que utiliza frequentemente sandpaintings medicina e ervanários feita a partir de minerais local e plantas para curar o paciente. As plantas devem ser coletadas para cada cerimônia individual, não pode ser recolhida antecipadamente ou armazenados em um kit. Por exemplo, uma pessoa medicamento deve caminhar para o lugar onde uma planta está crescendo e dizer a planta o nome da pessoa que está doente. Cada planta é tratada como um indivíduo com as ofertas de pólen de milho, músicas e orações. O uso de plantas locais para cerimônias Navajo ilustra a necessidade de os navajos a permanecer em sua terra sagrada.

A Cerimônia blessingway - A história da criação do povo Navajo e sua emergência para a sua pátria sagrada é contada em uma cerimônia conhecida como a blessingway, que é a base da maneira Navajo da vida. Blessingway enfoca a história da Mulher em Transformação, que é a forma interior da Terra através de suas transformações sazonais. Ela é a deidade principal para o Navajo. Os Navajo são instruídos que, no início, o primeiro homem ea primeira mulher surgiu para o mundo perto de Mountain Huerfano no Novo México. Um dia, o primeiro homem encontrou um bebê em uma montanha próxima. O bebê venceu em quatro dias e tornou-se mudança Mulher. Mudança Mulher criou quatro clãs Navajo original de seu corpo. Seus filhos livrar a terra entre as quatro montanhas sagradas de monstros perigosos e fez o seguro para os clãs que habitam. O blessingway relata em detalhe as instruções a Mulher Mutante dá ao povo Navajo que ela criou. Estas dizem respeito a história e ensinamentos importantes práticas religiosas, tais como a puberdade rito menina ea consagração de uma família Hogan. Quando executado na sua totalidade, o blessingway é uma cerimônia de dois dias cujo objetivo é obter a paz, harmonia, proteção e para ajudar a concretizar o objectivo de uma feliz vida longa.

 Uma responsabilidade com a Terra e o Sagrado - O Navajos acreditam que têm a responsabilidade de permanecer no e cuidado para a terra onde eles foram colocados pelo Criador. Conhecimento dos lugares sagrados carrega consigo a obrigação de cuidar deles através de ofertas adequadas, orações e canções. Tais cerimônias exigem regular, às vezes diariamente, o acesso aos lugares sagrados e das plantas. Assim, para os Navajos, o respeito pela sacralidade da sua terra exige ocupação.

A relação religiosa com O SOLO 

"Em nossa língua tradicional, não há nenhuma palavra para o internamento. Para mudar é se afastar e desaparecer." Pauline Whitesinger, Big Mountain Elder 

Navajo é uma relação com a terra onde ele nasce é estabelecido no nascimento, quando seu cordão umbilical está enterrado perto do Hogan. O enterro do cordão umbilical simboliza a passagem do alimento por uma mãe natural para uma vida de carinho por uma mãe espiritual, a Mãe Terra. A criança recém nascidos é oferecido a uma árvore jovem, como Juniper ou Pinon. A árvore e as crianças crescem juntos e compartilham um vínculo sagrado que continua ao longo da vida de cada um. A prancha-berço da criança é cortado a partir da mesma árvore, e é oferecido de volta a ele quando a criança pode andar. Conforme a criança cresce, os pais e avós instruir-lhe sobre como realizar as obrigações cerimoniais à terra. Ofertas de turquesa, shell branca, jato e abalone são feitas a locais sagrados, como rochas, nascentes, morros, áreas de coleta de plantas e árvores, para obter bênçãos e proteção. 

"Ofertas ao  nosso solo são sagrados para nós, e os seres espirituais tomar cuidado de nós. Sabemos que a terra, os seres espirituais que nos conhecem aqui. Se deixarmos a nossa oferta de lado, não seremos capazes de sobreviver. 'Jack Hatathlie, Navajo Medicine Man 

THE HOGAN da família Navajo habitação, o Hogan, é um microcosmo de sua pátria. Os postos do hogan representam as quatro montanhas sagradas. A Hogan tradicional é construída de troncos, cascas, terra e embalado em uma cúpula com teto forma redonda, de acordo com as instruções encontradas na história da criação Navajo. As secções do hogan correspondem às estruturas do universo, por exemplo, o chão de terra representa a Mãe Terra e do telhado redondo simboliza o Pai Celestial. A Hogan nunca pode ser abandonado se não for atingido por um raio ou alguém morre na mesma de uma outra causa de idade avançada. O Hogan é o site para todas as cerimônias religiosas, que santificá-lo através do uso. O Hogan constitui um dos lugares mais sagrados para os membros de uma família Navajo e vincula-los para a terra de seu nascimento.

..."a saúde mental pervalece quando o que expressamos pela boca, acreditamos com o coração"...

..."quando a boca diz, o que o coração não sente, ou quando a cabeça sabe de algo que o coração não aceita, ...o desiquilibrio aparece e a doença também"

As qualidades positivas e negativas de cada direção são as seguintes:
Sul – confiança, humor, manifestação da criança mágica interior, alegria, amor/ ou/ medo, tristeza, submissão, criança ferida.
Norte – sabedoria, gratidão, mente fluida, equilíbrio entre o masculino e o feminino/ ou/confusão mental, fragmentação.
Oeste – compreensão das verdades pessoais, interiorização, desapego, entrega, profundidade, renovação, transformação, energia feminina da criação/ ou/ medo da entrega e negação da morte necessária ao renascimento.
Leste – iluminação, determinação, foco, força vital, criatividade e expressão/ inconsciência, falta de imaginação, crenças antigas.